Feito para a Índia, hatch Brio é um dos candidatos a ganhar produção no Brasil |
Montadora investirá R$ 1 bilhão para construir unidade em Itirapina, interior de São Paulo; operação começa em 2015
A Honda Automóveis do Brasil anunciou na tarde desta quarta-feira (07) que investirá cerca de R$ 1 bilhão para construir nova fábrica em Itirapina, interior de São Paulo. O terreno onde será erguida a unidade fica a 200 km da capital e a 100 km da fábrica de Sumaré, responsável hoje pela produção dos sedãs Civic e City e do monovolume Fit.
A nova fábrica terá capacidade para entregar 120 mil unidades/ano, total que dobrará o volume de veículos produzidos hoje pela Honda no Brasil. A unidade começa a operar em 2015 e será responsável pela produção do um automóvel compacto inédito, que disputará vendas no segmento considerado o “coração” do mercado brasileiro.
Entre os rivais, estão Hyundai HB20, Toyota Etios,Chevrolet Onix, Citroën C3, Peugeot 208, Fiat Palio ePunto, Renault Sandero e os Volkswagen Gol e Fox. O novo modelo em questão é um mistério, uma vez que a Honda já negou por várias vezes que trará o hatch Brio (foto) — carrinho criado para a Índia.
Com a nova fábrica em Itirapina, a Honda também iniciará (até o fim deste ano) a construção de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que ficará nas dependências da unidade de Sumaré. A intenção é fortalecer o desenvolvimento de tecnologias e intensificar a nacionalização de componentes dos carros.
A nova fábrica terá capacidade para entregar 120 mil unidades/ano, total que dobrará o volume de veículos produzidos hoje pela Honda no Brasil. A unidade começa a operar em 2015 e será responsável pela produção do um automóvel compacto inédito, que disputará vendas no segmento considerado o “coração” do mercado brasileiro.
Entre os rivais, estão Hyundai HB20, Toyota Etios,Chevrolet Onix, Citroën C3, Peugeot 208, Fiat Palio ePunto, Renault Sandero e os Volkswagen Gol e Fox. O novo modelo em questão é um mistério, uma vez que a Honda já negou por várias vezes que trará o hatch Brio (foto) — carrinho criado para a Índia.
Com a nova fábrica em Itirapina, a Honda também iniciará (até o fim deste ano) a construção de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que ficará nas dependências da unidade de Sumaré. A intenção é fortalecer o desenvolvimento de tecnologias e intensificar a nacionalização de componentes dos carros.
Linha de montagem da Honda em Sumaré (SP), onde são produzidos Civic, City e Fit |
A futura unidade será erguida em um terreno de 5,8 milhões de m² e empregará aproximadamente 2.000 funcionários. O terreno da fábrica de Sumaré, aberta em outubro de 1997, tem 1,7 milhão de m² e conta com 3,5 mil colaboradores. No total, a Honda acumula R$ 3,5 bilhões investidos na produção de automóveis.
Para o presidente da Honda South America e da Honda Automóveis do Brasil, Masahiro Takedagawa, a investida pretende aumentar a competitividade da marca. Contudo, apesar das boas vendas, a Honda vê outras montadoras crescerem em ritmo mais acelerado — especialmente a arquirrival Toyota, com o Etios.
— Sendo o quarto maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil é uma região muito importante para as operações da Honda. Com a expansão da capacidade, o nosso objetivo é ganhar competitividade e oferecer produtos cada vez mais atrativos, que excedam as expectativas dos consumidores brasileiros.