A cor dos planetas e galáxias
Essa é uma das maiores “frustrações” de quem usa um telescópio pela primeira vez. Normalmente as pessoas vão preparadas para ver aquelas imagens da NASA: cores vivas, fortes e tamanhos espetaculares. E é verdade, os planetas são coloridos! Mas pelo telescópio elas aparecem bem mais fracas, dando a impressão que o astro está “desbotado”. As imagens que vemos na Internet são tratadas com dezenas de filtros e feitos para destacar algumas características dos planetas. Além disso, os telescópios da NASA são muito mais potentes do que o de astrônomos amadores.
Estrela cadente existe mesmo?
Com certeza, mas o nome correto seria meteoro (ou meteorito). São fragmentos de cometas e outras matérias que ficam vagando no espaço e são atraídos pela força gravitacional da Terra. Quanto atingem a nossa atmosfera, tornam-se incandescentes, dando origem ao efeito luminoso.
É possível ver os satélites artificiais a olho nu?
Sim e é até mais fácil do que com telescópios, pois além de eles cruzarem o céu rapidamente, com o telescópio você fica restrito a uma pequena área do céu. Além dos satélites, é possível também ver a Estação Espacial Internacional (e a NASA até te avisa quando e pra onde olhar) e ônibus espaciais. Em fotografias de longa exposição o objeto será registrado como um risco contínuo e forte.
Por que “chuva” de meteoros se não chove?
Estas acontecem quando há um aumento considerável na quantidade de meteoritos cruzando o céu. Em uma noite comum, em apenas uma hora é possível observar cerca de cinco objetos do gênero. Durante as chuvas, o número aumenta para doze.
No verão sentimos mais calor porque estamos mais próximos do Sol?
Não e esse é um erro bem comum. O afélio (época em que a Terra está mais longe do Sol) e o periélio (quando está mais próxima) nada têm a ver com as estações do ano. É a inclinação da Terra que faz com que haja períodos quentes e frios em épocas diferentes em cada hemisfério. Essa inclinação faz com que determinada região receba menos radiação solar do que a outra, o que interfere no clima do planeta e dá origem às quatro estações que conhecemos.
Todo cometa é visível a olho nu?
Não. Os cometas nada mais são do que bolas de gelo sujo que orbitam o Sol. Quando estão bem próximos, o núcleo do cometa é afetado pelo vento e radiação solar, fazendo com que a cauda se forme. Quando iluminada pelo Sol a cauda fica ainda mais visível, mas nem sempre é grande o suficiente para ser vista a olho nu, como no exemplo abaixo.
Manchas solares são erupções no Sol?
Na verdade, é o contrário. Essas manchas são na verdade as regiões mais frias e de menor pressão da fotosfera do astro. Enquanto a superfície solar pode chegar aos 6.000 graus Celsius, na área das manchas a temperatura varia entre 1.500 e 2.000.
Agora que você esclareceu essas dúvidas, compartilhe com seus amigos, não deixe eles olhando pro céu sem entender o que está acontecendo!
Fonte:http://www.tedioo.com/