A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira (6) que o coronel José Luís Castro Menezes é o novo comandante-geral da Polícia Militar. Ele substituirá o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, exonerado do cargo na noite de segunda-feira (5).
Menezes ocupava o cargo de comandante do 1º CPA (Comando de Policiamento de Área) antes de ser promovido. A primeira entrevista dele como comandante-geral da PM acontecerá ainda hoje, às 17h.
A reunião que definiu a escola do chefe da corporação começou logo após o anúncio da saída de Costa Filho, mas foi interrompida às 2h desta terça. As autoridades da segurança pública fluminense voltaram a conversar por volta de 8h30.
Costa Filho foi exonerado pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, quatro dias após ter concedido anistia a 450 policiais que haviam sido punidos administrativamente.
A decisão perdoa irregularidades administrativas de menor potencial e permite que os policiais voltem ao trabalho de rua e não tenham dificuldades em receber promoções. Beltrame não aprovou a anistia.
"Mudanças fazem parte do processo de gestão e devem ser vistas com naturalidade", disse o secretário, em nota. "Quero ressaltar o trabalho e a integridade do comandante Costa Filho, além de seu amor à corporação que comandou", completou.